Inovação, empreendedorismo, solidez, longevidade e sustentabilidade são alguns dos pilares que sustentam a jornada da Algaia Investimentos — uma holding familiar que há mais de 30 anos atende a um amplo mercado por meio de empresas em diferentes setores da economia.
Essa trajetória, no entanto, teve início muito antes: em 1940, com a abertura da primeira loja no bairro do Brás, por José Serrano. A partir daí, o grupo passou por importantes marcos de expansão e transformação. Na década de 1970, foi inaugurada a primeira fábrica, pioneira na adoção de novas tecnologias para produção de tecidos. Em 1995, a aquisição da unidade de laminados plásticos em Sumaré deu origem à Ledervin. Quatro anos depois, em 1999, a compra da unidade de fios de poliéster em Osasco resultou na criação da Tork Monofilamentos.
Em 2007, a Ledervin inaugura uma nova fábrica de lonas em Vargem Grande Paulista. Já em 2008, a Galícia Desenvolvimento Imobiliário marcou a entrada da Algaia no setor de real estate. A internacionalização veio em 2017, com a transferência das operações têxteis para o Paraguai e a fundação da Asturias Tecidos. Em 2018, o Algaia diversificou seus investimentos com a criação do fundo Granada, estrutura que confere ainda mais robustez, segurança e agilidade às decisões estratégicas do grupo.
Com uma visão de longo prazo, a Algaia Investimentos segue crescendo e diversificando suas atividades, unindo tradição e inovação em cada novo capítulo de sua história.